Como testar um capacitor?

O capacitor tem como objetivo principal ajudar o motor a dar partida, seja ele um compressor ou um ventilador, ou seja, sair da inércia. Para cada motor existe um capacitor com uma capacitância exclusiva.

Para fazer o teste veja na carcaça do capacitor qual é a capacitância nominal, ajuste a escala no capacímetro (foto abaixo) e conecte as ponteiras do capacímetro ao capacitor, a leitura da capacitância deverá ser a mesma descrita na carcaça do capacitor, caso a diferença seja maior que 10% tanto para cima quanto para baixo da capacitância nominal o capacitor está com defeito e deverá ser substituído.

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Um capacitor com defeito em um sistema de refrigeração pode causar diversas anomalias que podem ser confundidas com outros defeitos, Exemplo: um capacitor do ventilador do evaporador de um condicionador de ar split com baixa capacitância pode gerar congelamento da serpentina evaporadora, isso porque com a capacitância do capacitor abaixo do original a rotação do ventilador reduz ocasionando uma baixa vazão de ar e o congelamento da serpentina evaporadora. Em condicionadores de ar split piso teto como o técnico não consegue ver a serpentina sem desmontar o evaporador pode ser confundido com serpentina suja, vale a pena testar o capacitor antes de remover o aparelho todo para limpeza, pois caso você faça essa confusão vai ter um trabalho de remoção desmontagem e lavagem da serpentina e o aparelho continuará congelando.

Já um capacitor com baixa capacitância no motor do ventilador do condensador irá gerar baixa troca de calor no condensador o que provocará alta pressão gerando baixo rendimento do condicionador de ar e até mesmo um desarme do pressostato da linha de alta e aumento do consumo de energia.

 

2 comentário em “Como testar um capacitor?

    1. Boa noite Vagner, um capacitor com baixa capacitância ocasiona uma baixa rotação no motor reduzindo a vazão de ar do ventilador e sua refrigeração interna, o que pode causar também um super aquecimento reduzindo a vida útil do motor ou até mesmo queimando o motor.

      Abraço,
      Leonardo Alves

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